Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Mercados
Notícias
Ambipar (AMBP3) entra com pedido de recuperação judicial no Brasil e nos EUA

Ambipar (AMBP3) entra com pedido de recuperação judicial no Brasil e nos EUA

A Ambipar (AMBP3) entrou com pedido de recuperação judicial junto à 3ª Vara Empresarial da Comarca da Capital do Rio de Janeiro, em conjunto com suas afiliadas, incluindo a Environmental ESG Participações.

Segundo fato relevante divulgado pela companhia, a decisão foi aprovada em caráter de urgência pelo Conselho de Administração, após uma sequência de eventos que abalaram a confiança do mercado. 

Entre eles estão indícios de irregularidades na contratação de operações de swap pela Diretoria Financeira e a renúncia abrupta do ex-diretor financeiro. Esses fatores levaram alguns credores a solicitar antecipação de vencimento de dívidas, gerando risco de vencimento cruzado de outras obrigações do grupo.

A Ambipar afirmou que o pedido busca preservar as atividades empresariais, garantir a continuidade das operações e manter empregos, contratos e serviços, além de assegurar tratamento equitativo aos credores. 

Publicidade
Publicidade

O processo de reestruturação será conduzido conforme os princípios da Lei nº 11.101/2005, com o objetivo de reorganizar de forma ordenada e transparente as obrigações financeiras e preservar o valor econômico e social do grupo.

Paralelamente, a Ambipar Emergency Response, subsidiária com sede nas Ilhas Cayman, protocolou pedido de proteção sob o Chapter 11, a versão americana da recuperação judicial nos EUA, na Justiça de Houston, Texas. 

A empresa destacou que o processo norte-americano abrange apenas essa subsidiária e não inclui outras sociedades do Grupo Ambipar.

Em decorrência da decisão, o Conselho de Administração aprovou a convocação de uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) para ratificar o pedido de recuperação judicial e deliberar sobre a instalação de um Conselho Fiscal, conforme previsto no artigo 48-A da Lei de Recuperação e Falências. A ESG também realizará uma AGE na mesma data, com a mesma pauta.

Apesar do processo, a Ambipar assegurou que suas operações seguem normalmente, mantendo a prestação de serviços “com segurança, eficiência e confiabilidade” e sustentando milhares de empregos diretos e indiretos.

Leia também: