Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Após ligação com Marco Rubio, Mauro Vieira vai a Washington negociar acordo

Após ligação com Marco Rubio, Mauro Vieira vai a Washington negociar acordo

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, conversaram por telefone na manhã desta quinta-feira (9) e acertaram uma visita do chanceler brasileiro a Washington para retomar as negociações sobre as tarifas comerciais impostas pelos Estados Unidos ao Brasil. 

A informação foi confirmada pelo Itamaraty, que classificou o diálogo como “muito positivo”.

Encontro deve ocorrer ainda neste mês

Segundo a Reuters, a visita de Vieira aos Estados Unidos deve ocorrer ainda em outubro, dependendo da agenda do chanceler e do secretário norte-americano. O Itamaraty informou que a data do encontro ainda será definida.

Ambos já haviam se reunido anteriormente, no final de julho, quando Mauro Vieira fez uma parada em Washington após uma visita a Nova York. Naquele momento, as relações entre os dois países estavam em seu ponto mais tenso, após a imposição de tarifas de 50% contra o Brasil por parte do governo norte-americano.

Publicidade
Publicidade

Retomada do diálogo após conversa entre Lula e Trump

O telefonema desta quinta-feira ocorreu dias depois da conversa entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente norte-americano Donald Trump, realizada na segunda-feira (6). Na ocasião, os líderes acertaram a retomada das negociações comerciais, e Trump designou Marco Rubio como principal interlocutor com o governo brasileiro.

Durante a reunião virtual, Lula destacou o desejo de “não ter brigas com os Estados Unidos”, enquanto Trump afirmou que via “uma química” entre os dois, após uma breve troca de cumprimentos na Assembleia-Geral da ONU, em setembro.

Leia também:

Mudança de tom em Washington

Até recentemente, Rubio era um dos críticos mais duros do Brasil, principalmente após a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro pelo Supremo Tribunal Federal (STF). No entanto, após a aproximação entre Lula e Trump, as críticas cessaram, abrindo espaço para uma nova fase no diálogo diplomático.

Próximos passos

Além da visita de Vieira a Washington, Lula e Trump devem se encontrar pessoalmente nas próximas semanas. Duas possibilidades estão sendo discutidas: uma reunião bilateral durante a Cúpula da Asean, na Malásia, no fim do mês, ou uma visita oficial do presidente brasileiro aos Estados Unidos.