SAÍDA FISCAL DO BRASIL: VALE A PENA?
Home
Notícias
Ações
São Martinho: estratégia acertada, apesar de preços em queda e endividamento em alta

São Martinho: estratégia acertada, apesar de preços em queda e endividamento em alta

A São Martinho (SMTO3) possui uma estratégia comercial que vem se mostrando acertada, além de manter um bom patamar de eficiência e alocação de capital

A São Martinho (SMTO3) possui uma estratégia comercial que vem se mostrando acertada, além de manter um bom patamar de eficiência e alocação de capital, mesmo em um contexto de desafios climáticos. Porém, há pontos de atenção: o cenário de preços segue com preços de açúcar em baixa, etanol com ganhos limitados pela paridade com a gasolina (petróleo em queda constante desde 2022) e custos agrícolas pressionados. Isso significa que, apesar da boa execução de sua estratégia, o cenário do setor segue com um endividamento crescente e menor geração de caixa.

De acordo com relatório da BB Investimentos, esse cenário se reflete em cotações em bolsa de valores: o papel da companhia no Ibovespa cai 29% nos últimos 12 meses, ficando de fora do rally de alta de 49% visto no índice brasileiro, mas em linha com Jalles (-32% em 12 meses) e melhor do que Raízen, com queda de 52% no período, mas por razões que vão além do contexto setorial e envolvem alocação de capital e endividamento – com aumento de 18% -, segundo aponta o documento.

São Martinho: preço-alvo em revisão

“No operacional, houve redução de 39% a/a nas vendas de etanol, impactadas pela decisão de reter volumes para o trimestre seguinte e pela menor comercialização no período, o que pressionou a receita líquida do segmento (-33% a/a), apesar de preços unitários mais elevados. Vale apontar os menores preços de açúcar no acumulado da safra, o que reduziu parte do ganho observado com o aumento de volumes no trimestre e limitou a expansão da receita dos 9M26”, diz trecho do relatório.

Por conta disso, a BB Investimentos mantém um preço-alvo em revisão para as ações da companhia de cana-de-açúcar, com vistas a atualizar a modelagem com os dados deste trimestre.

Publicidade
Publicidade

BTG mantém compra

Apesar do BB Invest estar revisando a modelagem para São Martinho, o BTG Pactual (BPAC11) mantém recomendação de compra. Apesar disso, o banco de investimentos confirma que o ano-safra de 2026 não deve ser excepcional, com volumes de moagem de cana abaixo do potencial e menor alavancagem operacional.

Os preços do etanol se recuperaram recentemente, mas permanecem próximos aos custos de produção de cana. Já os preços do açúcar estão em queda, com hedges apenas parcialmente amortecendo esse movimento.

“Mesmo nesse contexto, a companhia entregou margem EBITDA ajustada de quase 50%, 180 bps acima de um ano antes e 500 bps acima do esperado. O EBITDA foi de R$ 787 milhões, 9% menor a/a e 7% acima da estimativa. O desempenho veio apesar da venda de apenas 710 mil toneladas de ATR equivalente no trimestre, 20% menor a/a e 11% abaixo do projetado”, diz trecho do relatório BTG.

Leia também: