SAÍDA FISCAL DO BRASIL: VALE A PENA?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Ações
Ação da Totvs afunda em “apocalipse global dos softwares”

Ação da Totvs afunda em “apocalipse global dos softwares”

Claude Cowork desencadeia queda global no setor e pressiona empresas de software tradicional

A pressão sobre o setor global de software se intensificou nesta semana, levando a perdas expressivas nas bolsas internacionais e afetando também empresas brasileiras como a Totvs (TOTS3). O fenômeno é chamado de “SaaSpocalypse”

Segundo o Goldman Sachs, o Software Basket da instituição acumulou queda superior a 15% desde o início da semana passada, refletindo a forte aversão ao risco no segmento. O movimento tem sido acompanhado por uma saída contínua de investidores.

“Embora o setor de software esteja agora em um mercado de baixa e tenha entrado em território de sobrevenda, ninguém ainda se manifestou para defendê-lo, e os compradores continuam cautelosos”, reforça Lou Miller, global head de Equity Custom Baskets do GS, em um relatório enviado a clientes nesta sexta-feira (6).

Claude Cowork

O gatilho por trás dessa correção global tem nome: Claude Cowork, a nova geração do agente corporativo da Anthropic. A ferramenta introduziu um conjunto de 11 plug-ins capazes de executar fluxos completos de trabalho, desde tarefas jurídicas até rotinas de vendas, marketing, análise de dados e suporte ao cliente — funcionalidades que antes dependiam de softwares especializados.

Publicidade
Publicidade

A reação do mercado foi imediata, derrubando empresas como Thomson Reuters, LegalZoom, Intuit, Salesforce, Adobe, Atlassian, HubSpot, Shopify e Figma, todas temerosas de que suas soluções verticalizadas percam relevância diante do avanço dos agentes de IA generalistas.

Impacto na Totvs

No Brasil, o impacto chegou à Totvs, que recuou cerca de 20% desde o pico de janeiro. Para os analistas do Safra, entretanto, o movimento é exagerado.

Eles afirmam que a queda “trouxe o papel para um patamar de buy opportunity” e que “a queda baseada na percepção de risco do setor de software global com AI é sem fundamento para Totvs, dado que não há um risco eminente para o business da empresa”.

Com recomendação de compra e preço-alvo de R$ 44,10, o banco destaca ainda que espera resultados consistentes na divulgação marcada para 11 de fevereiro.