A pressão sobre o setor global de software se intensificou nesta semana, levando a perdas expressivas nas bolsas internacionais e afetando também empresas brasileiras como a Totvs (TOTS3). O fenômeno é chamado de “SaaSpocalypse”
Segundo o Goldman Sachs, o Software Basket da instituição acumulou queda superior a 15% desde o início da semana passada, refletindo a forte aversão ao risco no segmento. O movimento tem sido acompanhado por uma saída contínua de investidores.
“Embora o setor de software esteja agora em um mercado de baixa e tenha entrado em território de sobrevenda, ninguém ainda se manifestou para defendê-lo, e os compradores continuam cautelosos”, reforça Lou Miller, global head de Equity Custom Baskets do GS, em um relatório enviado a clientes nesta sexta-feira (6).
Claude Cowork
O gatilho por trás dessa correção global tem nome: Claude Cowork, a nova geração do agente corporativo da Anthropic. A ferramenta introduziu um conjunto de 11 plug-ins capazes de executar fluxos completos de trabalho, desde tarefas jurídicas até rotinas de vendas, marketing, análise de dados e suporte ao cliente — funcionalidades que antes dependiam de softwares especializados.
A reação do mercado foi imediata, derrubando empresas como Thomson Reuters, LegalZoom, Intuit, Salesforce, Adobe, Atlassian, HubSpot, Shopify e Figma, todas temerosas de que suas soluções verticalizadas percam relevância diante do avanço dos agentes de IA generalistas.
Impacto na Totvs
No Brasil, o impacto chegou à Totvs, que recuou cerca de 20% desde o pico de janeiro. Para os analistas do Safra, entretanto, o movimento é exagerado.
Eles afirmam que a queda “trouxe o papel para um patamar de buy opportunity” e que “a queda baseada na percepção de risco do setor de software global com AI é sem fundamento para Totvs, dado que não há um risco eminente para o business da empresa”.
Com recomendação de compra e preço-alvo de R$ 44,10, o banco destaca ainda que espera resultados consistentes na divulgação marcada para 11 de fevereiro.
EuQueroInvestir News: Tudo sobre investimentos, de segunda a sexta, no seu e-mail!