Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Artigos
Revisão da projeção para a Selic: indicadores apontam evolução positiva

Revisão da projeção para a Selic: indicadores apontam evolução positiva

Alteramos nossa expectativa para o ciclo de afrouxamento monetário. Esperamos que os cortes na taxa Selic comecem na primeira reunião do Copom, em janeiro 2026, e sigam nos meses subsequentes reduzindo até 12,5%, ante projeção anterior de 13%. Os dados recentes de atividade e inflação mostram uma trajetória mais condizentes com a continuidade da melhora na inflação, ainda que a convergência para a meta de 3% permaneça longe.

No lado da atividade, o crescimento no primeiro semestre foi robusto e indicou risco de nova surpresa altista para as projeções anuais. No entanto, considerando as divulgações do terceiro trimestre, estamos confortáveis com a expectativa de que o Produto Interno Bruto (PIB) de 2025 cresça 2,1%, ritmo mais lento do que nos 3 últimos anos e mais próximo do PIB potencial (ao redor de 2%). Consideramos que o PIB registre expansão de 0,1% no 3º e 4º trimestres, nas comparações com trimestres anteriores.

Em relação à inflação, nossa projeção está em 4,7%, depois de iniciarmos o ano com uma estimativa de 5,1%. Preços industriais mais baixos, alimentação com alta menor do que o esperado e corte no preço da gasolina são os principais motivos. Entendemos que a oferta de bens industriais aumentou no mundo ex-EUA, dadas as restrições comerciais, reduzindo os preços. Em alimentos, os preços das carnes devem subir abaixo da nossa expectativa, enquanto algumas restrições de exportações de outros itens fizeram com que a oferta doméstica aumentasse. Finalmente, vale notar que serviços continuam pressionados e resistentes.

Finalmente, nossas simulações com a Regra de Taylor (modelo de resposta dos bancos centrais a inflação e crescimento) reforçam que a taxa Selic está acima do estimado, mesmo considerando um choque de alta na taxa de juros real (primeiro gráfico abaixo).

Além disso, em termos de aperto monetário (diferença entre a taxa de juros real efetiva e a taxa neutra), os patamares baixos observados em final de 2024 foram corrigidos com as fortes altas de 2025 (segundo gráfico abaixo). Ou seja, é de se esperar que a economia continue desacelerando nos próximos trimestres.

Publicidade
Publicidade

Assim, entendemos que nossa estimativa de taxa Selic em 13% estava muito conservadora frente a evolução do cenário nos últimos meses. Vale ressaltar que permanecemos ligeiramente acima da estimativa Focus, mesmo que nosso ciclo seja mais rápido, como pode ser observado no gráfico abaixo.

Gráfico com regra de Taylor para Selic
Fonte: EQI Asset
juros real gráfico
Fonte: EQI Asset
Projeções Selic.
Fonte: EQI Asset

Leia também: