A Fitch derrubou o rating de longo prazo internacional da Raízen (RAIZ4) em dois degraus, de “BBB-” para B, com observação negativa, mostra um relatório enviado ao mercado nesta segunda-feira (9). A agência atribuiu ainda os Ratings de Recuperação ‘RR4’ a todos os instrumentos de dívida.
O Recovery Rating (RR) da Fitch é uma classificação que indica a expectativa de recuperação para os credores caso ocorra um evento de default. Ele vai de RR1 (recuperação muito alta) a RR6 (recuperação muito baixa).
Segundo o documento, o rebaixamento, em vários graus, reflete a falha dos acionistas em realizar um aporte de capital relevante dentro do prazo definido desde o último corte da nota, em outubro.
Pelos cálculos da agência, a companhia tem R$ 10,5 bilhões de dívida vencendo nos próximos 18 meses.
“Se esta dívida for refinanciada com base nas taxas de mercado atuais, a flexibilidade financeira da Raízen se enfraquecerá ainda mais”, explica o relatório.
PublicidadePublicidadeAs ações têm queda de 53% em 12 meses e hoje são negociadas abaixo de R$ 1.
Assessores financeiros
A Raízen divulgou nesta manhã que iniciou um processo de contratação de assessores financeiros e legais para elaborar de um diagnóstico de opções estratégicas “voltadas ao fortalecimento de sua posição de liquidez, à otimização de sua estrutura de capital e à sua interação com o mercado”.
Segundo um artigo da semana passada da Debtwire, a Shell contratou o escritório legal Lefosse, enquanto manteve o banco Lazard como o assessor financeiro. A Cosan acompanha a situação com o Mattos Filhos e o E. Munhoz.
A Raízen contratou o Pinheiro Neto e a Cleary Gottlieb Steen & Hamilton como assessores jurídicos. A empresa divulga o seu resultado do quarto trimestre de 2025 no próximo dia 12, quinta-feira, após o fechamento dos mercados.
Quer acompanhar a carteira completa de dividendos recomendada pela EQI Research? Então, clique no botão abaixo.





